Esta é uma aula-espetáculo na qual cerca de 20 músicas, oriundas do universo do Choro (estilo musical cujas origens remontam às populações negras da região sudeste do país - especialmente Rio de Janeiro e São Paulo - em sua relação com a vinda da Família Real Portuguesa em 1808) são interpretadas ao som da Viola de arco, acompanhada por um playback e entremeadas por diálogos que tratam de relações entre música, contexto histórico-político-social que lhes são transversais e notas biográficas sobre os compositores.
O instrumento também é trazido nos seus aspectos de construção e produção de som, problematizando sua chegada em território americano, sua ressignificação observando o processo colonizatório; e vínculos com o repertório.
É uma atração para todos os públicos, para todos os espaços (principalmente os não-convencionais, que fogem à estrutura do palco italiano) porém elaborada em diálogo com o contexto escolar: a ideia é agregar música ao conteúdo programático oferecido em sala de aula (sugerido para os anos finais do ensino fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular na disciplina de História) e produção artística para que ela possa estimular a rede de sentidos que caracteriza o conhecimento, como orienta o professor Paulo Freire em sua obra.